sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Espiritualidade



O projeto espiritual de Maria Celeste é sempre a transformação em Cristo pela ação do Espírito Santo que nos faz retratos animados do Verbo. No ensinamento de Maria Celeste a centralidade da pessoa de Jesus Cristo é considerada sempre como Filho, o Verbo feito Homem. Mas a recordação constante da divindade serve para ressaltar a importância da humanidade. Em diversos momentos Maria Celeste lembrará que a “humanidade de Cristo é sempre a porta para se estar em Deus”. Jamais pode a alma se esquecer da sagrada humanidade, por mais sublime que seja o grau de união que tenha alcançado. “ Onde estão os se atrevem a dizer que a alma deve prescindir desta humanidade, esquecê-la e ignorá-la, sendo que recebeu todo o bem do Deus feito homem?” (Jardim interior, 6 de abril).

A natureza humana assumida pelo Verbo recebeu a plenitude das perfeições divinas em grau tão eminente que pode comunicá-las a todas as almas que se unem a ele pelo amor. E o verbo se revestiu da natureza humana e a natureza foi revestida das perfeições divinas. Jesus Cristo é o novo Adão o homem novo criado como verdadeira imagem de Deus não deformada pela culpa e possui a plenitude de todos os dons e virtudes da graça. Assim como Jesus é a imagem do Pai nós somos imagem de Jesus. Deus olha com complacência a alma de Jesus e “a alma de Jesus olha para Deus com a mesma complacência com que é olhada; com esta complacência de amor impetra para as alma os mesmos bens que ele tem e as veste de sua inocência, de sua justificação, de amor, porque é sua digna esposa, imaculada e pura, Jesus o comunica às almas a sua própria graça. Participamos de sua veste riquíssima de graças, de modo que, sendo Deus e homem, nosso irmão mais velho e cabeça da Igreja, nós feitos gratuitamente membros seus, recebemos no Sacramento do Batismo a mesma veste de nossa cabeça e formamos um só corpo com Jesus Cristo. Com Ele desfrutamos de todos os adornos das virtudes e graças com as quais o Espírito Santo amou e por amor deu a alma santíssima de Jesus Cristo. (Exercício de amor de Deus... 3 de fevereiro).


Para Maria Celeste, Jesus Cristo é, já o dissemos, “como um selo na mão do gravador com o qual se marcam todas as almas justas no ser da justiça. Com este selo de amor são gravadas todas as almas eleitas, e assim, com um só fazem-se muitos retratos vivos de seu único amor”. Vendo-nos em Jesus “como membros unidos à nossa cabeça, o Pai que nos ama com amor infinito que é o mesmo amor com o qual o seu Filho amado e nô-lo dá na humanidade assumida; o Homem-Deus dá ao Pai todos nós em si mesmo. Este dom lhe é tão grato e excelente que impetra para todos nós almas criadas por ele um amor infinito do próprio Deus. Assim por meio de Cristo é nos dada a graça de o mesmo Espírito Santo como esposo verdadeiro de nossas almas; por isso ama-nos como membros de nossa cabeça e, Cristo nos ver como verdadeiros filhos seus por amor por graça”. (Exercício de amor de Deus...6 de fevereiro)

O Pai nos chama, pois, pelo Cristo e no Espírito a ser hoje uma Memória viva do Cristo Redentor. (Capítulo I das Constituições).


“Viva memória do Cristo Redentor. O projeto espiritual de Maria Celeste é sempre a transformação em Cristo. Em contraste com uma mentalidade ascética, que propugna principalmente o exercício metódico para adquirir as virtudes necessárias para se chegar à perfeição, Maria Celeste insiste na ação do Espírito Santo que nos transforma em Cristo. Desse modo, a comunidade redentorista será uma viva memória do amor do Pai demonstrada em Cristo. Para atingir esta meta, os membros da comunidade deve imprimir em seu espírito a vida de Cristo e a “verdadeira semelhança de sua imitação” e “ser na terra vivos retratos animados do Filho”. Citando São João 17, 10-11, Irmã Maria Celeste propõe a característica fundamental da comunidade: Ser “uma só alma e um só coração numa perfeitíssima caridade divina, eles se amarão mutuamente num só espírito e num só amor”.

A fórmula viva memória é como um resumo das Regras e da doutrina espiritual da Irmã Maria Celeste. Viva Memória significa ser e ter viva lembrança de Cristo na comunidade, porque hoje Cristo, por meio das almas nas quais vive uma vida de amor, continua a obra de amor realizada durante sua vida terrena, quando era peregrino neste mundo. (Pe. Emílio Lage - Livro:M. Celeste Crostarosa e sua espiritualidade).

“Quanto mais nos esforçarmos por viver o amor do Cristo, mais os pensamentos e os sentimentos do Cristo encherão nosso espírito e nosso coração, e mais nos tornaremos suas imagens fiéis, e poderemos ser testemunhas autênticas de amor Daquele que é nosso princípio e nosso fim, nosso caminho e nossa Vida, nosso Pastor e nosso Mestre.

Para permanecer no amor do Senhor e para nele progredir sem cessar, esforçar-nos-emos em pautar sempre mais nossa vida pelo Evangelho. Lembrar-nos-emos também que a Eucaristia é o Sacrifício de amor e de louvor por excelência. É na Eucaristia e por ela que estaremos de modo melhor em comunhão com o Senhor e que aprenderemos a ser nós mesmas, como Ele, Eucaristias para o mundo.

“A contemplação assídua dos Mistérios de Cristo desenvolverá em nós esta nota de alegria irradiante, de natural simplicidade e de verdadeira caridade, que nós consideramos como uma característica de nossa comunidade”. (Capítulo I das Constituições).

          "- Filha, está desejosa de saber como poderias dar-me mais gosto neste mundo...”  Vive este modo de vida.  “Entrarás na memória de minha vida e em todas as horas que são prescritas na minha e tua Regra:  isto quer dizer viver no meu Espírito e nas mesmas obras de minha vida”.

          “- Filha, eu serei a lâmpada de tuas ações... Este é o espírito de teu Instituto:  a viva memória e minha imitação, como se eu vivesse entre vós”.

          “- A vossa vida consiste em fazer o ofício de Madalena na santa contemplação: felizes serão aquelas Religiosas que praticarem com amorosa vigilância... A minha memória”.

(Solilóquio Nono)

O ideal

É seguir ao Cristo que reza, continuando pela Oração e Doação a Deus a Obra do Cristo Redentor, da Salvação do mundo – Cristo Vivo no Evangelho é o fundamento de nossa vida e nosso modelo, incluindo o chamado universal a santificação, o qual todo cristão é convidado. 

A Vida

Vivemos em Mosteiro contemplativos, empenhadas na imitação de Cristo orante a interceder junto ao Pai pelo Bem e pela Salvação da Humanidade. Vivemos nossa Consagração a Deus, por Votos Solenes, em Comunidade; e por nossas Orações e Vida de União com Deus, cooperamos na Obra Missionária da Igreja, para que Deus abra os corações dos homens para a Riqueza da sua Graça.


Espiritualidade é ser Memória Viva. Aseguir texto da Venerável Maria Celeste Crostarosa.

Memória Viva


O Senhor me disse-no interior do coração:

'Quero ser o teu guia.
Quero te conduzir.
Não procure outro, mas a mim,
eu serei teu mestre.'
'Deves imitar minha vida.
Unida às obras da minha vida
realizarás tuas próprias obras.'
O projeto de vida que nos propõe
está contido na frase exclusiva
de Maria Celeste:
"Ser Memória Viva
de Jesus Cristo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário