quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ato de aniquilamento do dom do Entendimento: Outro toque de união que experimenta a alma com Deus. A santa ignorância procede da pureza


Esposa: Dulcíssimo esposo meu, me declara que toda a minha salvação está em ser cega. Tú, senhor meu, me comunica um ato de negação para não perceber em objeto algum, mas sobretudo, para negar os cinco sentidos internos da alma.
Em primeiro lugar, o ouvido, do qual me ensinas a prescindir, não escutando nada do que se dizem  ou fazem na parte baixa do homem exterior, e plugando no ouvido com o som e o clamor das grandezas e belezas de sua Divindade, sem prestar atenção a todo motim  e colisão que fazem meus sentidos, as paixões, o demônio ou todas as criaturas.  

Segundo: negar a vista. Ah! que o olho do meu entendimento é o mais suspeito de todos os sentidos! A respeito dele me ensinas que fique cego  a todos os discursos, a toda vista da razão humana e que me fique abismada para com o mais profundo de minha ignorância; que como enferma e suspeita sempre de meus próprios juízos,  o tenha em escuridão e encerrando para que sua luz divina penetre nele e fique claro a vista de minha alma, não ensombrecida por ver as coisas que estão fora de ti.

O terceiro sentido é meu olfato espiritual, é dizer, meus desejos. A este sentido a proíbo totalmente de buscar outro odor que o de sua divina suavidade, por que tu queres  que o apetite de meu espirito sege recriado no desejo somente a ti e se conforte somente nas coisas eternas, não nos maus odores das coisas velhas e vil da terra.

O quarto sentido é minha boca espiritual, é dizer, a vontade. Com ciumes incomparável não quer que coma outro alimento a não ser seu divino amor.

O quinto sentido é o tato espiritual, é dizer, os afetos, respeito dos quais tu queres que se reduz a só dois braços, com os quais te abracei minha alma, e dizer, amar a ti e ao próximo por amor teu.

Mas tu queres que estes cinco atos lute no nada de meu próprio ser, afim de que em mim vivas somente Tu, não eu, em um verdadeiro aniquilamento eu seja toda sua. Na união de sabedoria em este dom se realiza ignorar tudo por seu Amor.

(Entretenimento, 9) 


Um comentário:

  1. é de Me Celeste Crostarosa ?;;;;Interessante e atual para os dias de hoje !...

    ResponderExcluir