terça-feira, 23 de setembro de 2014

Espiritualidade Crostarosiana




Irmã Maria Celeste Crostarosa é pouco conhecida. Entretanto, ela foi amiga de dois grandes santos venerados no mundo inteiro: Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, e do irmão redentorista, patrono das gestantes, Geraldo Magela.



A fundadora de um Instituto religioso

   Maria Celeste não queria ser chamada com o título de "fundadora". Para ela, não havia se- não um verdadeiro fundador da Ordem das Monjas do Santíssimo Redentor, como também da Congregação dos Missionários do Santíssimo Redentor. Um só: Jesus Salvador. Ela fala muitas vezes a esse respeito, sem deixar dúvidas.

O Senhor Jesus lhe disse que, nesta regra, não se deveria dar a ninguém o título de fundadora, mas que ele é quem devia ser a pedra fundamental da Ordem. As sementes evangélicas da divina palavra lhe seriam a argamassa, o coração da religiosa, o chão desse edifício, e, seu divino Pai, o construtor (M, 5).
    Maria Celeste, no entanto, trabalhou para a fundação dessa ordem de Monjas e, junto com Afonso, para a fundação da Congregação dos Missionários do Santíssimo Redentor. E trabalhou, com o Senhor, corajosa e dolorosamente, e com muita eficiência. Mas bem conciênte de que era o Senhor seu principal artesão. De sua parte, envida todos os esforços para organizar a Ordem das Monjas, com a decisiva ajuda de Afonso e o apoio de Dom Tomás Falcoia. além disso, é ela a inspiradora da fundação da Congregação dos Missionários do Santíssimo Redentor, ramo masculino desse novo Instituto, do qual o organizador será Afonso. Mas é sempre o próprio Jesus o fundador primeiro, cioso por salvar as almas mais abandonadas.
     É, pois, com essas nuances que empregamos aqui a palavra "fundadora", ao qualificar o trabalho de Maria Celeste. O Senhor a havia preparado para essa tarefa, dando-lhe oportunidade de viver primeiro como carmelita, na escola de Teresa d'Ávila; depois como Visitandina,na escola de Francisco de Sales; e, por fim, como Dominicana, em Pareti. Mas sempre, desde a primeira infância, sua vida se pautou pelo Evangelho, na escola de Jesus, que a instruía principalmente na hora da comunhão diária.

(Orar 15 dias com Maria Celeste Crostarosa)

(Próximo tema: Uma mística da Eucarístia no século XVIII, NÃO PERCAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário