domingo, 14 de setembro de 2014

Nascimento de Maria Celeste aos Céus



Na festa da exaltação da Santa Cruz, nossa ordem celebra a festa de nossa fundadora Maria Celeste Crostarosa. Motivo de festa por lembrar daquela que foi muito mais do que uma simples fundadora, mas sim Mãe. Mãe de nossa ordem e mãe dos missionários Redentoristas, aqueles a quem ela muito os amava.


Um pouco de espiritualidade
 

(...) No dia 14 de setembro de 1755, na festa da exaltação da Santa Cruz, nada fazia prever a proximidade de sua morte. No entanto, lá pelo meio do dia, ela sente suas forças declinarem estranhamente. Pede que chamem um padre.(...) Ela recebe então a unção dos enfermos e a eucarístia como viático, isto é, como o diz a palavra, como alimento para sua ultima viagem. Pede em seguida que o padre leia em voz alta a paixão de Jesus segundo o evangelho de João. Em silêncio, ela escuta a palavra do Crucificado: "Tudo está consumado! E inclinando a cabeça, entregou o espírito (Jo 19, 30)" Nesse momento, Maria Celeste, unida ao sacrifício pascal de seu amigo, inclina a cabeça e dá o último suspiro. era por volta das três da tarde. Uma sexta- feira.

Um misterioso perfume, um perfume de rosas, tomou conta do quarto da morta. Era como que sua assinatura: "Crosta-Rosa", rosa de fogo! Era também uma mensagem. A última: o evangelho da rosa. Esse era o  evangelho que Gandhi gostava de apresentar desta maneira: "Deixai, pois, vossa vida nos falar. A rosa absolutamente não fala, ela se contenta em espargir seu perfume. E, então, mesmo o cego, sem ver a rosa, sente seu perfume. É este todo o segredo do evangelho da rosa".
Este é também o evangelho de maria Celeste: sua vida e sua morte nos fazem ver, como por uma transparência, a vida e a morte de Jesus, a quem ela tanto amou. 
Nessa mesma hora, em Materdomini, a uma centena de quilômetros dali, seu amigo Geraldo, muito doente- ele morrerá no mês seguinte-, exclama diante do irmão Estevão Sperduto, enfermeiro que o assistia: "Meu irmão, hoje Maria Celeste Voou para o Céu, para receber a recompensa de seu grande amor por Jesus e por Maria". Um santo, Geraldo Majela, acabava de "canonizar", por assim dizer, aquela a quem, já havia anos o povo chamava "A santa priora". É por isso que,  nos dias que seguiram à sua morte, o povo de Foggia e dos arredores fazia vigília em torno de seu caixão, repetindo com tristeza: "A santa priora morreu! A santa priora morreu!"                               (Orar 15 dias com Maria Celeste)

Oremos:

Em vós (Jesus)
Deus Pai me deu vida.
Por vossa morte, ele me deu vida.
Ó morte preciosíssima, 
que me ressuscitou para a vida!
Sim, meu Amor, Verbo bem-amado de Deus,
Vós dais assim a vida àqueles a quem quereis fazer viver.
Mas Deus Pai não vos ressuscitou
antes que houvésseis padecido
vossa dolorisíma morte.
Da mesma forma, vós não realizais na alma
essa preciosa ressurreição,
se a alma não começa por morrer, ao longo 
de toda a vida,
em seus sentimentos interiores e exteriores, 
na vossa morte,
para daí ressuscitar para uma vida nova de 
Amor,
em vós, o verbo de Deus
vida de todas as coisas (exercice d' amour pour chaque jour, 4 avril).


Venerável Maria Celeste Crostarosa, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário